Implantação do eSocial - O que as empresas devem fazer antes da obrigação se iniciar

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A chegada do eSocial trará um grande impacto e necessitará de uma enorme preparação prévia da empresa. Por esta razão haverá uma necessidade de sinergia de vários setores da empresa, pois muitas informações envolvem o Departamento Pessoal, RH, Medicina e Segurança do Trabalho, Compras, Contabilidade, Financeiro, Contratos e o Setor de informática.

Muitas informações são específicas e necessitam da expertise dos profissionais destas áreas e dependendo do porte da empresa uma equipe deverá ser formada e representada por um colaborador de cada uma destas áreas e os líderes devem ser responsáveis por alinhar estas informações e garantir que estarão consistentes para o atendimento do eSocial.

Inicialmente, uma auditoria trabalhista/previdenciária deve avaliar os processos, rotinas e conformidade legal. Após a avaliação deverão ser traçados planos de ação para melhorias de atendimento e manutenção das informações. Será necessário também,  realizar uma auditoria interna de Saúde e Segurança do Trabalho e avaliação das rotinas de RH. Assim como o total alinhamento para lançamento de informações consistentes ao eSocial.

As empresas deverão possuir um plataforma eletrônica própria para tabular, gerar e transmitir os dados  para o eSocial.

A curto prazo, as empresas devem se preparar para o envio do cadastro inicial.

O atendimento do eSocial será efetuado em 4 momentos:

Fases Atendimento eSocial

Para o Cadastro Inicial, as informações a seguir devem ser enviadas obrigatoriamente e respeitando a ordem a seguir:

Cadastro Inicial_eSocial

A implantação do eSocial vai gerar às empresas uma necessidade de interação e comunicação entre diferentes áreas. A SG4
possui o TEx - Tecnologia da Excelência, produto que possibilita transparência sistêmica, efetividade do planejamento e
entregas precisas, sustentada por 3 pilares: Web TEx, Facilitador e CCO - Centro de Controle Operacional.

A equipe SG4 está preparada e vai ajudar as empresas a gerenciar as demandas do eSocial.

 Quer saber mais? Entre em contato.

 

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